VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE MDF E MDP?
blog img

Na hora de reformar ou construir, muitas pessoas se deparam com uma dúvida: qual o melhor material para os móveis, MDP ou MDF?

Para saber qual o material mais adequado, é preciso saber qual será a função desse móvel no ambiente e, principalmente, conhecer as diferenças entre os dois materiais.

O que é MDF?

A sigla é para “Medium Density Fiberboard”, que em português significa Placa de Fibra de Média Densidade. O nome refere-se a uma placa de madeira reconstituída, que é resultado da mistura da fibra da madeira com resinas sintéticas e aditivos.

A espessura das placas de MDF variam de 3mm a 60mm, e podem ser comercializados crus, pintados, ou revestidos.

O principal uso desse material, no Brasil, é de fato na fabricação de móveis.

O que é MDP?

A sigla significa “Medium Density Particleboard”, em português “Painel de Partículas de Baixa Densidade”. Trata-se de um painel de aglomerado, constituído por três camadas de partículas de madeira aglomeradas.

Ao centro, há uma camada de partículas mais grossa. Nas superfícies há outras duas camadas mais finas. As camadas são unidas através da ação de variação de temperatura e alta pressão sobre as camadas.

Assim como o MDF, é um material que apresenta boa estabilidade e capacidade de absorção de tinta, assegurando um bom acabamento no caso de pinturas.

Também é muito comum o uso desse material na parte estrutural de móveis.

Principais diferenças entre MDF e MDP.

Fica claro que a principal diferença entre os dois está em sua formulação. Um é formado por fibras de madeira que, em placas, são coladas umas sobre as outras, já o outro é formado por partículas de madeira aglutinadas, com uma camada grossa ao centro e duas camadas finas nas extremidades.

Além deste fator, pode-se apresentar como diferença a maior maleabilidade do MDF em relação ao MDP. O MDP tem é um material um pouco mais limitado nesse sentido, sendo mais indicado para situações planas. Já o MDF é mais maleável e permite maior criatividade na criação de móveis e objetos.

Na Marcenaria Edgar, todos os projetos de móveis planejados são de fabricação própria, feitos com placas de MDF. Confira alguns de nossos projetos em nosso site!

WhatsApp chat